10 benefícios da amêndoa para a saúde

É um dos fruto de excelência do Algarve e tem benefícios comprovados para o organismo.

Por esta altura do ano, as amendoeiras cobrem-se de branco num manto que dá gosto ver. São flores que dentro em pouco dão lugar a amêndoas, fruto muito típico e querido do Algarve, principalmente na zona do Barrocal, onde encontrou condições climáticas propícias ao seu desenvolvimento. O In Algarve foi saber porque devemos consumir este fruto seco e benefícios não faltam.

1 – Sistema Cardiovascular

Especialistas em saúde acreditam que o consumo diário de amêndoa pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração até 50%, por ter gorduras insaturadas, proteínas, potássio e antioxidantes. Além destes, o magnésio presente no fruto contribui na prevenção de ataques cardíacos.

2 – Prevenção da osteoporose e formação de ossos e dentes

As quantidades de magnésio e fósforo presentes na amêndoa ajudam a prevenir a osteoporose, tal como o cálcio, contribuem para a formação dos ossos e dentes.

3 – Prevenção do cancro

A amêndoa é muito rica em antioxidantes, como a Vitamina E e do complexo B, que têm uma excelente atuação na prevenção de doenças cancerígenas.

4 – Benefícios para o cérebro e combate ao Alzheimer

A amêndoa ajuda a proteger as células do cérebro e, em simultâneo, melhora a circulação do sangue. O reforço da atividade cerebral é ainda benéfica para combater doenças como o Alzheimer. É também muito aconselhada para as crianças, contribuindo para melhorar a memória.

5– Prevenção do colesterol

Este fruto é um ótimo aliado na prevenção do colesterol mau e no aumento do colesterol bom, por ser uma enorme fonte de vitamina E, de acordo com um estudo publicado no jornal da Associação Dietética Americana.

6 – Controlo de peso

Uma mão cheia de amêndoas é o suficiente para se sentir satisfeito e sem mais apetite, por ter um grande teor de proteína. Por isso, é um excelente fruto seco para manter um peso saudável, além da gordura que possuir ser insaturada e, por isso, saudável para o organismo.

7 – Diminuir a tensão alta

O potássio, que dos minerais é o mais abundante na amêndoa, é também um poderoso aliado para quem sofre de hipertensão. O consumo diário de amêndoa ajuda a regular a tensão.

8 – Proteger contra a diabetes

As fibras presentes neste fruto contribuem para travar o aumento do nível de açúcar no sangue, controlando o risco de diabetes.

9 – Fonte de energia

A amêndoa contribui para o organismo ter mais energia. A presença de uma boa quantidade de calorias de qualidade, aliadas ao manganês, cobre e riboflavina, contribui para o aumento da produção de energia e acelera o metabolismo.

10 – Retarda o envelhecimento da pele

Se quer ter uma pele saudável, o melhor é comer amêndoa. Os antioxidantes presentes no fruto protegem a pele dos efeitos oxidativos e criam uma proteção contra os raios ultra-violeta, prevenindo o envelhecimento da pele.

(Fonte inAlgarve)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s